segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Projeto Interdisciplinar MA3 - Sobre o Aponte-e-Clique!! By: Paulo Davi Barbosa.

Bem vendo que todos os membros integrantes do blog já postaram, to vendo que sobra eu postar algo aqui tambem. Portanto tenho um assunto importante a ser postado aqui: A respeito do Aponte-e-Clique do nosso projeto de Inter, ou seja, vou comentar como que foi montado e que finalmente ficou a parte do Aponte-e-Clique do nosso projeto Interdisciplinar.


O nosso jogo se baseava no conto literário de Graciliano Ramos chamado "Um Ladrão" e para isto obtivemos a ideia de fazer o esquema "Aponte-e-Clique" para movimentar o personagem do jogador,o qual era um ladrao, pela casa ao clicar nos lugares devido. Portanto, o que deveria ser resolvido neste ponto foi justamente montar a programação para fazer isto funcionar.

Para começar, tivemos que buscar as referências e a melhor delas foi fazer algo baseado no clássico game chamado "ilha dos macacos" no qual o jogador clicava com o mouse nos lugares onde o personagem deveria ir e nos itens e objetos que ele deveria buscar/interagir.


(Cena do game "Ilha dos Macacos").

Em seguida, passamos a trabalhar na programação disto, que seria dentro do Action Script 2.0 do software Flash. Comecei com um modelo funcional no flash que ainda não seria o jogo em si mas apenas para conseguir fazer o personagem seguir o local onde clicasse e realiza-se alguma ação em certo objeto que o jogador clica-se no local. o resultado disto foi a foto abaixo:

(Primeiro modelo do game)

Como pode ver acima, temos um boneco "palito-man" que se move conforme se clica no cenario (o cursor do mouse é o triangulo azul um pouco invertido) e neste teste ele pega o retângulo vermelho e joga no inventario abaixo, derruba o retangulo marrom menor ao clicar nele e o personagem chegar até o mesmo, e o retangulo grande no meio serve como obstaculo no qual o personagem não consegue passar por cima, ou seja, o jogador deve desviar dele clicando ao redor para fazer o personagem seguir esta mesma trilha, pois no jogo mesmo final, existe comodos da casa que o jogador deve desviar com o ladrao, como uma mesa no meio da sala, por exemplo.

Com o tempo, tivemos um primeiro modelo do hall da casa já programado e funcionando, como mostra a imagem abaixo:


(Uma das versoes "beta-test" do game do inter).


Nesta parte, já tivemos uma "mão" para ser o cursor do mouse e o ladrao já esta bem desenhado e seguindo bem a programação de seguir onde se clicasse com o mouse, pegar a chave no casaco, derrubar o vaso na mesinha ao fundo e entrar na porta à esquerda que levava até a sala.

Depois de varios testes, tivemos a versão finalizada do processo, que se encontra na imagem seguinte:


(Hall do jogo "Um ladrao" finalizado).

Na versão final, já vemos o hall bem finalizado, onde o ambiente parece bem escuro para mostrar que era bem de noite mesmo e que estavam todos durmindo na casa enquanto o ladrao assaltava ela. o inventario abaixo com os itens foi bem finalizado tambem; o cursor com forma de mão esta mais finalizado também, a barra de medo, que com certas açoes ela aumenta e ao chegar no limite, pode fazer o jogador perder ou, dependendo em que comodo isto acontece, fazer o jogador ir para uma etapa de plataforma do game cujo foi programada pelo Leandro; também teve sua evolução na parte superior da tela da interface do game; e até mesmo puxamos uma referencia do nosso mito de animaçao do 2o semestre "Hou Yi" ao observar o personagem do quadro a direita do ambiente!! =]

Enfim, conseguimos finalmente finalizar o game, a programação funcionou como se esperava e hoje se encontra disponivel para ser jogado!

Postado por: Paulo Davi Barbosa - Design de Games - MA3

Nenhum comentário: